Páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

EU TENHO DIREITOS – VOCE TAMBÉM – BRIGUE POR ELES

EU TENHO DIREITOS – VOCE TAMBÉM – BRIGUE POR ELES






Quero registrar neste espaço a minha indignação com certos funcionários públicos, que acham que estão acima da lei.

Sou diabético e portador de doença renal crônica, faço uso de injeções diárias de insulina e três vezes por semana me submeto ao tratamento de hemodiálise, por quatro horas, às segundas, quartas e sextas-feiras, toda semana, todo mês, todo ano....No aguardo do tão sonhado transplante duplo de rim e pâncreas.

Graças a Deus não posso me queixar da minha vida financeira, estou bem melhor do que muitos que se submetem ao mesmo tratamento como eu.

Tenho aprendido muito nesses anos de hemodiálise, conheci pessoas que nunca mais vou esquecer, crianças, jovens, idosos, deficientes, etc. Acho que todos deveriam um dia fazer uma visita à Hemodiálise de São Carlos, é uma verdadeira lição de vida.

Agradeço todos os dias às enfermeiras (e amigas), aos médicos e todo o quadro funcional da hemodiálise de São Carlos, sem eles não estaria aqui escrevendo este texto.

Mas infelizmente nem todos são tão prestativos com os doentes como deveriam ser, acho que deveriam fazer um curso para aprender a tratar de forma humana e digna as pessoas que necessitam dos serviços públicos, principalmente os serviços de saúde, ninguém gosta de estar doente....

Vou contar o caso que está martelando na minha cabeça:

Nessa semana necessitei de um medicamento chamado SINVASTATINA, receitado por um dos médicos da Hemodiálise.

Pois bem, sabendo que minha mãe iria se dirigir ao Posto de Saúde do Jardim São Carlos, pedi a ela que me trouxesse o tal medicamento, mas para minha surpresa quando ela retornou me disse que este medicamento não estava disponível no chamado “Sistema”, por isso não poderia ser entregue, mesmo porque é um medicamento de baixo custo e eu poderia adquiri-lo em qualquer farmácia.

Ora, se este medicamento não é de alto custo porque não está disponível para os munícipes que pagam seus impostos religiosamente, e aqui abro um parênteses: O Governo, seja ele Federal, Estadual ou Municipal, não nos dá nada, pois nós pagamos impostos em tudo, repita-se tudo, o que consumimos, portanto é nosso dinheiro e nosso direito. Pois bem a Lei é clara, todo diabético tem direito ao fornecimento gratuito de medicamentos, Lei nº 11.347 de 27 de Dezembro de 2.006.

Encaminhei e-mails à Secretaria Municipal de Saúde e à Ouvidoria do Município, informando a situação e exigindo o imediato fornecimento de tal medicamento, sob pena de formalizar uma denúncia ao Ministério Público, pedindo inclusive a prisão dos responsáveis pelos não fornecimento do medicamento.

A resposta foi imediata, no dia seguinte recebi um telefonema pedindo que comparece à Unidade de Saúde para conversar sobre o assunto, em resposta informei que não iria dar qualquer informação, queria somente o medicamento.

Em seguida nova ligação: pedindo-me desculpas e informando que iriam providenciar o medicamento.

Aqui fica a pergunta: Será que seria necessário tudo isso que relatei, para conseguir um simples medicamento, ou seria mais fácil seguir a Lei?

Espero que este exemplo sirva para todos os que necessitam dos serviços de saúde pública, nada é de graça, nenhum favor os governantes nos fazem, é nosso direito e devemos defendê-lo a qualquer custo, pelo bem de nossos cidadãos.

Por isso pense bem antes de votar!



LUIS GUILHERME BLOCK BERRIBILI

Um comentário:

  1. Bem tb uso Sinvastatina a tempos para o controle do meu LDL colesterol que não abaixa. Nunca consegui esse medicamento nos Postos de Saude de Campinas onde resido. Desistia de insistir e compro, Agora como só esse medicamento não faz efeito o novo receitado por outro Endocrino com mais uma substancia alem dessa (ezetimiba) tb não é fornecido. Mas fico feliz pela sua luta e protesto. Deus te abençoe Irma

    ResponderExcluir