Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Roda Viva - Juiz Fausto de Sanctis

Ontem (02/08) foi ao ar na TV Cultura o programa Roda Viva.
O entrevistado foi o juiz federal Fausto de Sanctis, aquele mesmo que coordenou a operação Satiagraha da Polícia Federal.
A Operação Satiagraha é uma operação da Polícia Federal Brasileira contra o desvio de verbas públicas, a corrupção e a lavagem de dinheiro (em Portugal branqueamento de capitais) desencadeada em princípios de 2004 e que resultou na prisão, determinada pela 6ª Vara da Justiça Federal em São Paulo, de vários banqueiros, diretores de banco e investidores, em 8 de julho de 2008. As chamadas operações policiais são conjuntos de diligências realizadas pela polícia durante uma investigação, geralmente relativas a um inquérito policial. Todo inquérito, por sua vez, ao ser concluído, é enviado ao Ministério Público, responsável por decidir se é caso ou não de iniciar um processo criminal contra os investigados.
Satyagraha foi o termo usado pelo pacifista indiano Mahatma Gandhi durante sua campanha pela independência da Índia. Em sânscrito, Satya significa 'verdade'. Já agraha quer dizer 'firmeza'. Assim, Satyagraha é a 'firmeza na verdade', ou 'firmeza da verdade'. Satyagraha significa o princípio da não-agressão, ou uma forma não-violenta de protesto, como um meio de revolução. Satyagraha também é traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade".
Segundo Igor Gielow, secretário de Redação da Sucursal de Brasília da Folha de S. Paulo: A Operação Satiagraha abriu uma verdadeira "caixa de Pandora". Negócios ligados ao nome do banqueiro Daniel Dantas, desde o governo Fernando Henrique até a gestão Lula, foram colocados no centro do debate político de uma hora para outra. O Judiciário está em polvorosa por conta do embate entre a Justiça Federal de primeira instância e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). É discutida a necessidade de manter ou não o banqueiro preso.
Revelações do delegado da Polícia Federal Carlos Eduardo Pellegrini, que atuou na Operação Satiagraha, indicam que a PF aprendeu, no apartamento do banqueiro Daniel Dantas, documentos que comprovam o pagamento "de propinas a políticos, juizes, jornalistas" no valor de R$ 18 milhões.
Pois bem, esta foi apenas uma das várias ações do Judiciário brasileiro, em conjunto com a Polícia Federal na caça dos chamados criminosos de "colarinho branco".
Fiquei muito impressionado e admirado com a postura do juiz....ele me pareceu um homem muito sério, sem ambições políticas, mas que simplesmente pretende cumprir seu trabalho.
Abordou os principais problemas que o judiciário enfrenta no combate ao crime, principalmente ao crime organizado de e aos de colarinho branco, ou seja, os financeiros, foi enfático em sua postura junto ao judiciario brasileiro e à sociedade, enfrentando não só os poderosos que estão dentro e fora do poder.
Se o Brasil tivesse mais homens da estirpe deste cidadão, garanto que muitas de nossas mazelas, hoje estariam solucionadas.
Sem medo revelou até quanto ganha rebatendo críticas de os juízes são uma classe privilegiada, seu salário líquido gira em torno de 13 mil reais, conforme suas informações, que não é nenhum salário de marajá....É certo que a grande maioria dos brasileiros não recebem um salário destes, mas afirmar que é um marajá é um disparate, tendo em vista quanto ganham os advogados particulares e executivos de empresas.
Temos que nos unir a este emérito juiz, na luta por um judiciário independente e verdadeiramente justo, para o bem do povo brasileiro.
Estamos todos envolvidos ultimamente nas eleições dos cargos de presidente, governadores, deputados e senadores, estes senhores é que nos irão governar pelos próximos anos, por isso temos que tomar muito cuidado ao escolhermos estes senhores.
Abrir os olhos da população para não serem enganados por políticos curruptos, que infelizmente, na minha opinião são a grande maioria, é um dever de pessoas como este exemplar cidadão que passei a admirar muito depois da entrevista de ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário